Os momentos finais de uma reforma se concentram nos acabamentos, que são as etapas responsáveis por criar oa "moodvibe" dos ambientes através dos acabamentos, a pintura das paredes, da colocação dos móveis armários e das texturas criadas. Além disso, os pisos que são escolhidos para cada cômodo da casa também são fundamentais para dar aquele toque final no ambiente e talvez esse passo possa gerar muitas dúvidas em quem estiver encarregado de selecionar os materiais.
Acredite ou não, o piso tem um papel muito importante não só na função e aparência, mas também nas sensações que a casa proporciona. Cada cômodo deve levar um tipo de piso diferente quando se quer atingir múltiplas percepções.
Dependendo das suas intenções, preferências, orçamento ou até mesmo estilo de vida, escolher o piso ideal é essencial para uma reforma bem-sucedida e felicidade garantida. Para te ajudar nesse processo, confira nossas dicas!
O piso da entrada da casa e das áreas externas deve levar em conta fatores como durabilidade e resistência ao sol, chuva, ventos fortes, sujeira e outros aspectos comuns de lugares abertos e sujeitos a maiores desgastes.
Os pisos mais indicados para esses locais são os porcelanatos específicos para este fim, feitos de ardósia, mosaico português, fulget, ladrilhos ou pedras naturais, como a pedra madeira ou miracemao granito. Além de não ficarem escorregadios com a chuva devido à absorção da umidade através de suas texturas porosas, também são ótimas opções estéticas para decorar, combinando muito com áreas de churrasqueira, jardins e planos próximos a piscinas.
Ambientes com alta umidade e que lidam diretamente com água precisam ser revestidos com piso frio, caso contrário você pode ter muita dor de cabeça com deformações, infiltrações e desgastes permanentes.
Porcelanatos, pastilha, zulejo, cerâmica, granito e mármore são ótimas opções. Além da praticidade ao lidar com vapor, líquidos, gorduras e fumaça, também são materiais que dão uma certa liberdade na hora de compor estilos, ilustrações e padrões, deixando os ambientes mais modernos e estilizados.
Há quem goste dos temas monocromáticos, dos patterns, da combinação entre cores ou até mesmo de personalizações mais refinadas — não importa qual seja a sua preferência. Com esses materiais é possível customizar a casa do jeitinho que você quiser!
Nos cômodos de maior aconchego, o melhor caminho é escolher o tipo de piso através de alguns aspectos, como a temperatura. Se você mora em um lugar muito quente na maior parte do ano ou que possui incidência de luz elevada, prefira os pisos frios, como um bom porcelanato — elegante e com diversos acabamentos (polido ou, acetinado, líquido), ele deixa qualquer ambiente belíssimo!
Mas se o local for mais fresco, com pouca incidência de luz ou até mesmo gelado, prefira materiais mais quentes, como carpetes, madeira, piso laminado de madeira ou piso ou vinílico. Além de aquecer os cômodos, deixando-os mais confortáveis, eles também conferem um estilo muito agradável e relaxante.
Outros elementos que devem ser considerados ao escolher o piso ideal são o número de pessoas que residem no mesmo local (resistência e desgaste), a idade dos moradores (pisos mais escorregadios ou com mais aderência) e o seu orçamento (materiais mais caros ou materiais mais acessíveis).
Conhece alguém que também vai gostar dessas dicas? Compartilhe o artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.
SOLUÇÕES EM
SERVIÇOS
Todos os direitos reservados | Otto Consultoria e Intermediação de Serviços Ltda.