As paredes de uma casa, apesar de fazerem parte essencial da decoração e traduzirem o "humor" de cada ambiente, são, na maioria das vezes, deixadas de lado quando o assunto é limpeza, retoque ou até mesmo pequenas reformas.
Essas estruturas desempenham um papel fundamental na harmonização do lar e, quando bem-cuidadas e revitalizadas, dão aquela aparência de lugar limpo, organizado e conservado. Cuidar dessa parte tão importante da casa ajuda a manter a pintura por muito mais tempo e também renova os ares, seja em relação às cores ou estilização.
Se você deseja transformar o lugar onde mora, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor como um bom serviço de revitalização das paredes é feito e quais aspectos você deve priorizar na escolha das tintas e das cores.
Preparar as paredes é o primeiro passo para manter a renovação por muito mais tempo e a pintura sempre com cara de nova. Então, nada de passar tinta em cima de buracos, desníveis e outras falhas. Isso só deixará a pintura deselegante e facilitará o desgaste.
Portanto, ao contratar o serviço de pintura, faça uma pequena análise da condição das paredes da sua casa e anote tudo o que deve ser reparado. Dê atenção aos locais onde a pintura está descascando, lugares com buracos, rachaduras ou fissuras, superfícies desniveladas devido a um reparo mal executado ou pintura anterior e até mesmo mofo.
Essas informações serão essenciais para que o profissional prepare a superfície de forma adequada, com o lixamento e aplicação de massa e enxerto de fundo para as correções de irregularidades. Com as paredes bem niveladas, garante-se a boa aderência das tintas e um acabamento de qualidade.
Dica: aproveite esse momento inicial para fazer um projeto de rodapé e rodateto.
O seu papel nessa empreitada é escolher as tintas corretas para cada cômodo da casa. Lembrando que a escolha dos materiais corretos ajudará a manter a qualidade das paredes e proporcionará um resultado muito mais duradouro.
1 — Para ambientes externos e molhados, como banheiro e área de serviço, a melhor opção é a tinta acrílica antimofo. Ela absorve menos água do vapor e do próprio ar que circula no ambiente, evitando o surgimento de mofo e auxiliando na prevenção de doenças respiratórias.
2 — Para a pintura de azulejos e pisos, a tinta epóxi é a mais indicada. No entanto, ela é de difícil aplicação e requer mão de obra especializada, que conheça bem o produto e as técnicas a serem empregadas. Veja se essa é a melhor opção e contrate uma empresa confiável, como a Chame Otto, que vai saber o que está fazendo e entregará o melhor resultado possível.
3 — Já para os ambientes internos, invista na tinta látex ou PVA de acabamento fosco, uma vez que as de cobertura semibrilhante e brilhante acabam evidenciando pequenas falhas e desigualdades estruturais que não puderam ser consertadas.
4 — Se o assunto é a pintura de portas, corrimãos e janelas, opte por tintas à base de óleo e esmalte. Por serem produtos impermeáveis, esses tipos de tinta são bastante resistentes a chuvas, sol, ventos etc. Para superfícies em madeira, o verniz é a indicação nº 1, pois ele restaura o material e proporciona um acabamento mais reluzente.
5 — Atenção na hora de escolher as cores, afinal elas trarão uma nova alma para o seu lar! Cores mais escuras são indicadas para detalhes ou apenas uma parede, para dar um visual diferenciado. Cores mais vivas geralmente são usadas em ambientes externos ou lugares de diversão, como parquinhos e brinquedotecas. Cores mais claras e sóbrias são sempre as mais indicadas para o interior dos cômodos, mas tome cuidado com a tonalidade, isso porque, dependendo do piso, a casa pode acabar ficando pálida ou simples demais. E lembre-se: cada cor tem uma intenção — relaxamento, alegria, atenção etc.
Os cuidados diários é que vão dar aquele toque especial e manter a pintura revitalizada. Então, para acidentes como riscos e manchas, limpe imediatamente o local com um pano umedecido e sabão neutro, assim você impede que a parede absorva a sujeira.
Já para a remoção de pó e até mesmo teias de aranha, um pano seco e macio resolve a situação. Nos lugares mais altos e cantos do teto, use um pano enrolado em uma vassoura ou no rodo para facilitar a limpeza.
Se tiver algum lugar que passou despercebido e que necessite de uma limpeza mais profunda, use uma esponja macia e não abrasiva, água morna e sabão neutro. Esfregue com delicadeza e sem força, para tirar a sujeira sem remover a tinta da parede, e deixe secar naturalmente.
Por fim, mantenha a casa sempre arejada e tenha cuidado ao arrastar móveis e eletrodomésticos.
Conhece alguém que também está precisando revitalizar a pintura de casa? Compartilhe este artigo e acesse o nosso site para conferir todos os serviços disponíveis.
SOLUÇÕES EM
SERVIÇOS
Todos os direitos reservados | Otto Consultoria e Intermediação de Serviços Ltda.