Quem procura por mais conforto e comodidade do lar durante uma reforma, acaba optando por aderir ao isolamento acústico. Esse sistema de tratamento de ruídos é ideal para casas, escritórios e estúdios localizados em regiões barulhentas com grande passagem de carros (como avenidas), aviões (perto de aeroportos) ou até mesmo lugares em que se costuma ter muitas obras.
Além de bloquear o som internamente e externamente, proporcionando mais tranquilidade aos moradores, o revestimento acústico também pode ajudar na isolação térmica, impedindo que parte do calor absorvido pela construção – em locais onde bate muito sol – seja penetrado para dentro dos cômodos.
Quais os principais materiais usados no isolamento sonoro?
Cada material tem suas características únicas. Por esse motivo, é importante que você, além de conhecer bem a parte estrutural do cômodo, tenha em mente um objetivo a ser cumprido. Dessa forma, fica mais fácil escolher o componente ideal a ser usado na hora de revestir a área desejada. Confira abaixo 4 opções:
1 – Isolamento 3TC
O 3TC é composto por mantas de isolação térmica desenvolvido para combater as três formas de transferência de calor – por condução, radiação ou convecção. Flexível e impermeável, esse material é um produto isolante de alta performance que auxilia bastante na atenuação acústica.
Apesar de ser direcionado para resolver problemas térmicos, muitas pessoas optam pelo 3TC, pois apresenta um ótimo custo-benefício em relação ao alto isolamento de calor e excelente absorção dos sons.
Sua vida útil é longa e por isso seu custo de manutenção é reduzido. Ele é difícil de quebrar, rachar ou infiltrar, sendo imune a mofos. Sua composição também não propaga chamas e repele formigas, o que deixa essa opção ainda mais interessante!
2 – Lã de Vidro
A lã de vidro é uma fibra mineral bastante conhecida, produzida a partir do aquecimento com altas temperaturas do sódio e da sílica.
Esse material é fácil de ser instalado, bastando o uso de velcros, buchas ou parafusos. Apesar de ser resistente ao fogo, a lã de vidro não suporta incêndios com temperaturas superiores a 800ºC, mas é muito recomendada para isolar e tratar a acústica de um ambiente.
Sua vida útil também é longa, demorando muito para sofrer algum tipo de deterioração, e pode ser aplicada em pisos, tetos e paredes.
3 – Lã de Rocha
Já a lã de rocha é originária do superaquecimento de derivados de rochas basálticas. Muito usada no ramo da jardinagem, ela também é ideal para o isolamento acústico dos ambientes. Sendo comercializada em forma de mantas ou painéis, esse material é bem versátil, pois pode ser usado em paredes de drywall e alvenaria, pisos flutuantes, coberturas e forros.
Ela também apresenta um elevado índice de absorção de ruídos e oferece ótimo isolamento térmico, deixando qualquer ambiente bem aconchegante!
4 – Painel Wall
Esse tipo de revestimento é indicado para fechamentos externos, paredes, divisórias, lajes secas, ambientes de confinamento acústico e shafts – abertura vertical na alvenaria destinada à passagem de instalações essenciais como hidráulica e elétrica. Também é bastante usado em pisos de mezaninos.
O painel wall é composto de miolo de madeira sarrafeada ou laminada e revestido por placas de madeira em ambas as faces. O mais interessante é que há diversas opções sustentáveis no mercado que aproveitam matéria-prima originária do reflorestamento, contribuindo com a redução de entulho, além de ser usado na chamada "construção seca" – diminuindo o consumo de água.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os possíveis revestimentos, escolha o que mais casa com os seus objetivos e acesse o nosso site para solicitar um serviço de instalação!
SOLUÇÕES EM
SERVIÇOS
Todos os direitos reservados | Otto Consultoria e Intermediação de Serviços Ltda.