Durante uma reforma, muitos detalhes são importantes para chegarmos ao resultado desejado com sucesso, mas o acabamento final com certeza é o ponto principal, pois é ele o responsável por imprimir a personalidade única da nossa casa, trazendo ao projeto autenticidade e valor.
Na hora de escolher as tintas e técnicas de pintura das paredes, não poderia ser diferente. São elas que vão proporcionar toda a sensação dos ambientes, exalando estilo e guiando toda a decoração. O mercado oferece infinitas opções de cores e texturas, mas é importante conhecer as técnicas e entender onde elas são melhores aplicadas e quais percepções elas podem nos trazer.
Confira abaixo algumas opções para cada tipo de ambiente e aventure-se na renovação do seu lar com segurança!
1 – Caiação ou Tinta Cal
A caiação é uma técnica quase que artesanal, em que é necessário adicionar pigmento e fixador à mistura. Apesar da preparação ser mais difícil e cautelosa, a tinta cal é uma ótima opção para ambientes externos com boa porosidade.
Ela é considerada uma opção mais sustentável, por ser de origem natural e não apresentar substâncias tóxicas em sua mistura, como as tintas industrializadas. A tinta cal oferece um acabamento bem rústico, mas muito charmoso.
2 – Efeito Cimento Queimado
A tinta com efeito de cimento queimado apresenta uma textura de cimento não finalizado. É uma das tendências queridinhas do momento, que deixa o ambiente rústico mas bastante moderno, com um ar de "urbano elegante".
Essa técnica vai muito bem em ambientes espaçosos. Se você quiser apenas um toque diferente, utilize-a em uma parede que seja o foco de atenção. Você também pode pintar todo o cômodo, mas a cor cinza vai pesar bastante – será preciso contrabalancear muito bem com a decoração para não ficar com um ar deprimido ao longo do tempo.
3 – Pintura geométrica
Essa técnica é muito interessante – o segredo é usar a pintura geométrica para espaços pequenos, pois ela confunde nossa percepção quanto aos limites reais do espaço, ou seja, não se apegue aos limites da parede e deixe a imaginação fluir!
Você pode escolher entre diferentes tons de cor para criar limites que não existem ou até mesmo abusar de padrões geométricos, o que proporciona um ar futurista ao ambiente. Usando diferentes cores e padrões em uma única parede pode, você pode acabar criando um estilo mais modernista.
4 – Estilo Degradê
Se você deseja sair do senso comum, uma técnica de pintura de parede que está em alta no mundo da decoração é o estilo degradê. Super versátil e divertido, pode oferecer mais minimalismo aos ambientes. Se a sua pegada é mais boho, invista numa decoração étnica ou hippie para trazer um ar místico através de peças e estampas despojadas.
Lembre-se de que para a pintura – seja qual técnica for empregada – ter um acabamento impecável que vai superar as suas expectativas, é de suma importância contratar um serviço especializado com profissionais experientes. Gostou desse conteúdo? Compartilhe!
SOLUÇÕES EM
SERVIÇOS
Todos os direitos reservados | Otto Consultoria e Intermediação de Serviços Ltda.